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05/janeiro/2018 - 05/JAN/2018: 63 ANOS DA TRANSBRASIL



Exatamente no dia 05/JAN/1955 era fundada em São Paulo/SP a SADIA S.A TRANSPORTES AÉREOS, que posteriormente teve o nome alterado para TRANSBRASIL S.A LINHAS AÉREAS. Nesta data em que a simpática e colorida empresa brasileira completaria 63 anos, reproduzimos um belo artigo de autoria de Fernando Milke, sobre as operações dos Boeing 767 da TRANSBRASIL em Porto Alegre. 


O artigo foi publicado no Site AeroEntusiasta em MAR/2010, e temos o prazer em reproduzí-lo nesta data.

TBA: WIDEBOEING EM POA


Por Fernando Milke

A saudosa e inesquecível TransBrasil foi a primeira companhia aérea da América Latina a voar com Boeing 767. A partir de julho de 1983 os brasileiros também já podiam usufruir, nas principais rotas da TBA, o conforto destes novos e modernos widebodies então de última geração que ingressavam nas frotas das maiores companhias aéreas da época no Mundo.

Mas com hub em Brasília, foco no Nordeste e nos voos para os EUA, somente a partir de 05 de janeiro de 1995 (data dos 40 anos de fundação da empresa) começamos a ver os coloridos Boeing 767 da TransBrasil pousando regularmente em Porto Alegre! Lembro que naquela época o voo TR701 (BSB-GIG-CWB-POA-EZE) decolava do Aeroporto Internacional Salgado Filho no início da tarde para Buenos Aires e retornava para a capital gaúcha como TR700 no final da tarde, horário propício para boas fotos no antigo terraço – inicialmente com os 767-200 e posteriormente também com os 767-300ER. Naquela época os entusiastas e também os controladores de voo não tinham dúvidas quanto ao ‘tipo de equipamento’ daqueles voos pois a inconfundível fonia dos rádios Philips já identificava: é 767!

A rota internacional de Porto Alegre para Buenos Aires pela TransBrasil consagrou-se com os Boeing 767 e logo estes voos mudaram a numeração para TR177/176, entre outras, assim como as etapas anteriores do voo também foram alteradas (GRU ou FLN).

Posteriormente ficamos ainda mais felizes, um tanto já desconfiados, pelo anúncio da TransBrasil abaixo: a partir de 4 de outubro de 1998 seriam 4 voos diários POA-GRU com Boeing 767 (9h40, 13h40, 18h50 e 20h30), ou seja, vários WideBoeing (denominados assim pela empresa) pousando e decolando aqui – bah tchê, trilegal! Naquela época o antigo DAC não permitia voos diretos do Salgado Filho para Congonhas, só com escalas (foram liberados apenas em 2003), então os voos diretos para Guarulhos eram a opção mais rápida para ir a São Paulo.

Mas a alegria durou pouco e já em 1999 os BabyBoeing (737) foram aos poucos assumindo novamente estes voos. Felizmente alguns horários permaneceram com os 767-200 e/ou 300 e ainda me lembro da tarde fria e cavok do domingo 25/06/2000 quando fui para Guarulhos/SP no voo TR1203 a bordo do confortável Boeing 767-2Q4 PT-TAC. Ótimo atendimento da empresa desde o check-in e o embarque, realizados no antigo terminal de passageiros, decolagem da pista 29, bom serviço de bordo – voo inesquecível! Já o meu irmão Eduardo e o spotter Marcos voaram no Boeing 767-2Q4 PT-TAA em 23/11/2001 (voo TR9008 POA-GRU) – apenas dez dias antes da TransBrasil encerrar suas atividades em 03 de dezembro de 2001.

N604TW visitou o Salgado Filho antes do início dos voos regulares, foi na tarde da quinta-feira da Páscoa de 1994, ficando ao lado do saudoso Boeing 707 CX-BNU da Pluna!




Em outubro de 1998 os WideBoeing da TBA invadiram Porto Alegre com 4 voos diários para SP!



Os Boeing 767-300ER chegavam de Buenos Aires sempre no final da tarde.



TransBrasil com visual renovado durante seus últimos anos de operação.

 

 

Fonte: AeroEntusiasta

 


03/janeiro/2018 - Governo Federal deverá investir R$ 200 milhões em aeroportos regionais

Investimentos se somam a mudanças nas regras de segurança e incentivos ao setor

O Governo Federal anunciou que deverá investir R$ 212,4 milhões em 11 aeroportos regionais, incluindo melhorias e ampliação de pátios e terminais. Os investimentos fazem parte do programa Agora, é Avançar, que incluiu mais de 7 mil obras em diferentes setores.

Durante solenidade de assinatura dos termos de compromisso dos investimentos, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Moreira Franco, afirmou que a aviação regional é fundamental para o Brasil. “Precisamos melhorar toda a infraestrutura [aero]portuária para atender a população brasileira onde ela está”, argumentou Moreira Franco. 

O secretário de Aviação Civil, Dario Rais Lopes afirmou que os novos investimentos se unem a outros que, no total, já somam R$ 800 milhões aplicados na aviação regional. “Nós estamos fazendo obras onde a iniciativa privada quer prestar serviço, garantindo que o dinheiro público vai ser transformado em serviço”, afirmou o secretário.

Desde o início da década passada o Brasil estuda formas de incentivar a aviação além dos grandes centros, em especial em localizadas nas regiões norte e centro-oeste. O novo projeto contempla os aeroportos de Jataí (GO), Araguaína (TO), Cáceres (MT), Sinop (MT), Tangará da Serra (MT), Dourados (MS), Itaperuna (RJ), Resende (RJ), Angra dos Reis (RJ), Chapecó (SC) e São Carlos (SP).

No mesmo dia, a ANAC mudou a regra sobre a obrigatoriedade do uso de veículos de combate a incêndio em aeroportos de pequena movimentação. Pela nova norma, aeroportos com até 200 mil passageiros/ano poderão operar sem carros de combate a incêndio. A medida deve beneficiar 44 aeroportos regionais.

Pela regra anterior, aeroportos sem veículos de combate a incêndio poderiam operar até um voo semanal de grande porte ou até dois voos semanais com aeronaves de menor porte.

Segundo dados da Anac, o sistema de combate a incêndio tem custo médio de R$ 20 por passageiro nos aeroportos com movimento inferior a 200 mil passageiros por ano, enquanto em aeroportos com movimentação superior aos 5 milhões de passageiros por ano, o custo passa pera R$ 0,58. Um dos motivos é o elevado valor dos veículos destinados a operação e a complexidade do sistema.

De acordo com a ANAC, o principal objetivo é incentivar o desenvolvimento da aviação regional, com a redução no custo do bilhete e da operação. Os aeroportos terão agora até 180 dias para se adequar as novas normas. Porém, caso a movimentação ultrapasse os 200 mil passageiros/ano, o aeroporto é obrigado de mudar de categoria e empregar o sistema de combate a incêndios.

Fonte: http://aeromagazine.uol.com.br/artigo/governo-federal-devera-investir-r-200-milhoes-em-aeroportos-regionais_3734.html#ixzz53DPznohe 



03/janeiro/2018 - Os 10 “jatinhos” mais VIPs do mundo

787 Dream Jet © Jon Ostrower

Anos atrás, ninguém poderia iria imaginar que um empresário voaria num avião de porte comercial só dele. Agora, em pleno século XXI, máquinas voadoras que poderiam levar até 530 passageiros são usadas para transportar um indivíduo e seus convidados. Acompanhe abaixo dez dos aviões executivos mais VIPs do planeta. 

10° – Dassault Falcon 7X

Foto: Dassault

Foto: Dassault

Dono: Anil Ambani, Bill Clinton, Steven Spielberg, Bill Gates

Valor: U$ 50 Milhões

Um moderno trijato feito na frança pela mesma fabricante dos poderosos caças Mirage. Projetado para voar em grandes altitudes e para carregar muito luxo em seu interior. Bill Gates tem um desses só pra ele. 

9°- Embraer Lineage 1000

Foto: Discovery

Foto: Discovery

Dono: Jorge Vergara, bilionário mexicano, dono de empresas e de times de futebol

Valor: US$ 80 milhões

Não poderia faltar o nosso Embraer na lista dos mais top da praça. A aeronave usada pelo mexicano Vergara é divida em até cinco seções dentre elas banheiros quartos e salas de jantar e reunião. Só de mimos no interior, o bilionário gastou quase que o valor do próprio avião. 

8° – Airbus A319CJ

Foto: Airliners India

Foto: Airliners India

O dono do jato

O dono do jato

Dono: Vijay Mallya, proprietário de um conglomerado empresarial, incluindo a Kingfisher Airlines

Valor: cerca de USid="mce_marker"00 milhões

De um bilionário indiano você esperaria um super jato particular, certo? Certíssimo. Essa é uma versão executiva do consagrado Airbus A319. Customizado para o VIP indiano, ele carrega 24 pessoas e tem cômodos como uma casa-móvel. Por que não, né?

 

7° – BOEING 757-200

Foto: The Palm Beach Post

Foto: The Palm Beach Post

Dono: Donald Trump, magnata norte-americano

Valor: US$ 100 milhões

O seu sobrenome está estampado bem grande na aeronave, além disso o excêntrico magnata desembolsou quase U$ 100 milhões para comprar o jato do co-fundador da Microsoft Paul Allen.

Após a compra, pintou com classe, adicionou obras de arte no interior e alguns cristais muito caros. Hoje o presidente dos Estados Unidos não utiliza mais este 757, sendo obrigado a utilizar os menos luxosos mas tão imponentes Boeings 747-200 e 757-200 da USAF, estas aeronaves contam com sistemas de defesa e são uma verdadeira casa branca no ar.

Falamos obrigado porque durante a sua campanha presidencial, Trump afirmou que iria utilizar o seu próprio jato 757, e que não era necessário ter mais de três aviões a sua disposição fazendo um gasto rídiculo para o contribuinte.

6º – BOEING 767-300 ER

Foto Renatos-Flugzeuge

Foto Renatos-Flugzeuge

Dono: Roman Abramovich, empresário e dono do Chelsea

Valor do “jatinho”:  entre US$ 170 e US$ 200 milhões

O magnata russo Roman Abramovich não só esbanja em seu jato, mas também dá carona a todo o time do Chelsea (doi qual é dono). A aeronave de Abramovich é equipada com um sofisticado sistema de contra-medidas eletrônicas para despistar mísseis, algo semelhante ao que já existe em aeronaves militares. São muitos dólares voando, não é mesmo?

5° – BOEING 747-400

foto: nmisr.com

foto: nmisr.com

Saudi Prince Alwaleed bin Talal

Foto: Autor Desconhecido

Dono: Al-Waleed bin Talal, príncipe saudita

Valor: US$ 220 milhões

Para tocar seus negócios no mundo todo, o príncipe saudita vem utilizando esse mega jato desde 2003. Ele tem dois quartos de luxo, quartoze poltronas, sendo uma poltrona bem no meio da aeronave para simbolizar o império (seu grupo chama-se Kingdom Group), na aeronave onze comissarias estão a disposição para atender ao príncipe e seus convidados. 

4º – BOEING 747-400

VCa

Foto de Carl Ford

Dono: Hassanal Bolkiah, o Sultão de Brunei

Valor do “jatinho”: US$ 233 milhões

Localizado no Sudeste Asiático, o Brunei é um país minúsculo, com pouco mais de 400 mil habitantes. Esse Boeing 747-400 foi adquirido da Lufthansa pelo sultão do país, que é famoso por possuir uma das maiores coleções de automóveis do mundo.

O interior do Jumbo é decorado com quilos e quilos de ouro maciço – incluindo os banheiros – e cristais caríssimos da Lalique. É claro que o fato de o Brunei ter petróleo à beça ajuda na hora de reabastecer o avião: com os tanques cheios, um 747 carrega nada menos que 216 mil litros de querosene de aviação. Pense nisso antes de reclamar do consumo de seu carro. 

3º – AIRBUS ACJ340-300 (A340-300)

foto bigmir.net

foto bigmir.net

Dono: Alisher Usmanov, empresário

Valor do “jatinho”: entre US$ 200 e 250 milhões

Alisher Usmanov, o empresario mais rico da Rússia com fortuna avaliada em US$ 20 bilhões, é acionista de diversas empresas de tecnologia como Apple, Facebook e Twitter.

Ao invés de comprar um avião russo, ele quis ter o jato executivo mais impressionante da Europa, um Airbus A340-300 batizado como “Bourkhan” em homenagem ao seu falecido pai.

2º – BOEING 787-8 Dream Jet

Dono: Deerjet, do grupo HNA do chinês Chen Feng

Valor do “jatinho”: entre US$ 324 milhões

Voar num Dreamliner pode ser uma experiência única para os passageiros: cabine espaçosa, nível de cabine mais baixo, ar mais úmido e grandes janelas. Agora imagine isto numa configuração VIP: O Dream Jet!

A DeerJet, operadora deste Boeing 787 VIP é uma empresa chinesa, subsidiário do mega grupo HNA, fundado pelo chinês Chen Feng e que possui 13 companhias aéreas! Além disso o grupo tem ações em diversas grandes aéreas no mundo, inclusive a brasileira Azul Linhas Aéreas!

Este 787 é utilizado pelo grupo mas o seu principal foco é o aluguel para outros milionários. É uma verdadeira casa nos céus, com uma imensa suíte, que conta com um banheiro completo, uma grande cama de casal e um closet. No meio do avião está a imensa sala de estar, com poltronas, mesas e cadeiras. Logo em seguida vem as poltronas dos convidados e na parte de trás a cozinha.

A aeronave pode levar até 40 passageiros de praticamente qualquer ponto do planeta para a sua casa, em um conforto sem igual!

1º – BOEING 747-8i BBJ

O 747-8 “disfarçado” do Catar © JRC Aviation Photography

Dono: Tamim bin Hamad Al Thani, Emir do Catar

Valor do “jatinho”: US$ 390 milhões cada

Famílias reais se destacaram nesta lista, e com o mais VIP do mundo não é diferente. O Catar, país-sede da Copa do Mundo de Futebol da FIFA 2022, é um dos países mais ricos do mundo. Impulsionados pelo petróleo posseum sua própria companhia aérea privada: a Qatar Amiri Flight. 

Apesar da pintura, este 747 não é da Qatar Airways © Hadi B

A Qatar Amiri Flight é um braço VIP da conhecida Qatar Airways que voa para o Brasil e tem muitos brasileiros no seu quadro, inclusive voando o 747. Mas apenas pilotos nascidos no Catar podem pilotar estas aeronaves luxosas. Além dos Boeings, a Qatar Amiri conta com uma frota de Airbus A310, A319, A320, A330 e A340! 

São muitas aeronaves, não? Pois bem, na verdade são três 747-8 Boeing Business Jet! Sim, você não leu errado. E cada um com uma pintura diferente, inclusive uma idêntica à da Qatar Airways (A7-HHE), uma em tons de cinza (A7-HBJ) e uma última “disfarçada” com matrícula de bermuda (VQ-BSK).

A7-HBJ © hsckcwong

BÔNUS – “JATINHO” BRASILEIRO MAIS VIP

Mas e o Brasil? Será que possui um jato mais luxuoso ou mais VIP que o próprio Airbus A319 da FAB que leva o presidente da república? A respota é SIM!

O Boeing 757 operado pela agência de turismo de alto luxo LATITUDES é simplesmente o jato brasileiro mais VIP!  Os 233 assentos da configuração original deste Boeing 757-200 deram lugar a 50 poltronas amplas, reclináveis até 180º (flatbed), garantindo o máximo de conforto a bordo.

Não bastasse isso, os viajantes contam com diversos mimos e uma cozinha de primeiro mundo:

  • Sofisticado design italiano de interiores produzido especialmente para esta aeronave
  • Confortáveis assentos em primeira classe, organizados dois a dois, que viram camas
  • Tela privativa
  • Wi-Fi a bordo
  • iPad de brinde, para acompanhar as descobertas da viagem
  • Duas entradas USB e tomada para carregar aparelhos eletrônicos
  • Fone antirruído para uso a bordo
  • Chef a bordo, responsável por refeições exclusivas e personalizadas, também em caso de restrições alimentares
  • Consumo ilimitado de bebidas, selecionadas especialmente para a ocasião
  • Tripulação e staff falando português
  • Dois concierges da Latitudes

E o melhor de tudo é que qualquer pessoa pode voar neste jato, basta estar disposto a pagar o valor da viagem. O próximo roteiro do 757 VIP será pelos Grandes Impérios da Humanidade, realizando uma verdadeira volta ao mundo parando em diversos locais icônicos. Clique aqui para saber mais.



03/janeiro/2018 - Gollog lança robô virtual para atendimento on-line

Os clientes da Gollog, unidade de transporte de cargas da Gol, contam agora com um novo tipo de atendimento on-line. Para o serviço, a companhia aérea criou um robô virtual, chamado Gil, para esclarecer dúvidas sobre serviços, unidades de atendimento e regras para o transporte.

O nome do robô foi escolhido por meio de um concurso e, assim como a Gal, robô de atendimento disponível no site da Gol, lançado em 2012, é uma iniciativa da empresa que tem como objetivo “oferecer um atendimento moderno e que acompanhe a evolução digital”.

A Gol justifica que agora, pelo canal, o cliente tem acesso a informações com maior autonomia e eficiência no atendimento via chat, disponível durante várias etapas da navegação.

“Esse novo atendimento reforça o nosso empenho em otimizar os processos relacionados ao transporte de cargas e maximiza nossos resultados com soluções inteligentes e tecnológicas”, afirma o diretor de cargas da Gol, Eduardo Calderon.

“O nosso objetivo é levar aos clientes um atendimento automatizado, inteligente e personalizado. O Gil facilita o acesso à informação e torna as respostas ainda mais rápidas”, completa o gerente executivo de Relacionamento com o Cliente, José Luiz Belixior. Fonte: Panrotas



03/janeiro/2018 - Latam terá hangar de manutenção de R$ 130 mi em GRU

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em breve, ganhará um novo hangar de manutenção, onde será implementado o Centro de Manutenção de Linha da Latam Airlines. O acordo, firmado entre o Grupo Latam e a RB Capital, contará com um investimento de R$ 130 milhões e irá atender todos os modelos de aeronaves da frota da empresa em seu principal hub.

“A construção do hangar será um marco que consolidará os nossos esforços em desenvolver uma estrutura que promova ainda mais eficiência nas operações, priorizando a segurança, valor inegociável da companhia“, pontuou o diretor sênior de manutenção da Latam Airlines Brasil, Sergio Novato.

Ao todo, serão cerca de 600 funcionários, divididos em três turnos, que realizarão as manutenções preventivas dos aviões entre cada voo. Atualmente, as manutenções periódicas e estruturais são realizadas no centro de manutenções da companhia em São Carlos (SP).

Com o novo hangar, será possível atender, simultaneamente, sete aeronaves de dois corredores ou mesmo 19 aeronaves de corredor único em um espaço de 65 mil metros quadrados. “Instalaremos uma barreira acústica que possibilitará realizar tais testes em qualquer momento do dia e da noite sem incomodar a vizinhança do aeroporto”, explica Novato.

Para o presidente do GRU Airport, Gustavo Figueiredo, o investimento no hangar, onde serão baseadas as mais modernas aeronaves da Latam consolida o número de rotas diretas da aérea a partir do aeroporto — que já é o maior hub da companhia. Fonte: Panrotas



03/janeiro/2018 - Azul dá os primeiros passos rumo ao Chile

A Azul parece estar planejando um novo país como destino. A companhia acaba de ter suas marcas registradas no INAPI –  Instituto Nacional de Propiedad Industrial – o equivalente chileno ao INPI.

As marcas Azul, Tudo Azul, Azul Cargo Express e Azul Viagens foram registradas no INAPI no dia 22 de setembro do ano passado e foram aprovadas no final de dezembro. Este é o primeiro passo para abertura de escritório e lojas no país. Fontes no Chile afirmam que o país foi citado em uma apresentação interna da Azul.

A Azul tem expandido suas operações na vizinha Argentina, e um passo rumo ao Chile seria natural. Voos entre Santiago do Chile e o Brasil fazem um dos corredores aéreos mais concorridos do continente, ficando atrás apenas da mega ponte entre São Paulo e Buenos Aires. Supostas rotas seriam Belo Horizonte – Santiago e São Paulo (Campinas) – Santiago.

Atualmente as aéreas LATAM, GOL, Avianca Brasil e SKY fazem voos entre o país andino e o Brasil, e futuramente a Qatar Airways e a JetSmart deverão inciar voos entre o Chile e o Brasil. Fonte: AeroIn



03/janeiro/2018 - Azul é brasileira mais pontual de 2017

Entre as companhias brasileiras, a Azul foi a mais pontual em 2017, segundo balanço anual da OAG; em 2016, a posição era ocupada pela Gol.

A empresa de inteligência especializada em análise do transporte aéreo mundial revelou nesta semana os números que colocam a aérea na segunda posição da América Latina no quesito voos sem atraso (OTP, ou on-time performance, em inglês), com 84,14% das decolagens realizadas dentro do horário marcado. No continente ela fica atrás apenas da Copa Airlines, que fechou o ano com uma porcentagem de 86,39% de OTP.

No top 10 da América Latina aparecem ainda as nacionais Gol, em quinto lugar com 81,73%, e a Avianca Brasil, em sexto com 81,44%; a Latam Airlines aparece em sétimo na lista, com 79,39% dos voos na hora, mas a porcentagem reuniu todos os voos do grupo, incluindo das outras sedes fora do Brasil.

Na análise são considerados voos na hora, ou OTP, todos que decolaram e aterrissarem com menos de 15 minutos de atraso.

Confira abaixo a tabela das 10 aéreas latino-americanas mais pontuais de 2017:

ColocaçãoCompanhias AéreasMais Pontuais em 2017 (OTP)
Copa Airlines 86,39%
Azul 84,14%
Volaris 82,13%
Sky Airline 81,93%
Gol Linhas Aéreas 81,73%
Avianca Brasil 81,44%
Latam Airlines Group 79,39%
Aerolíneas Argentinas 77,44%
Aeromexico 75,46%
10º Caribbean Airlines 74,76%

LATAM EM 8º ENTRE AS MAIORES
Um dos rankings do balanço da OAG contabilizou apenas as 20 maiores aéreas globais em números de voos realizados. Lideram duas japonesas, a Japan Airlines e a All Nippon Airways, em lista que conta com a Latam Airlines Group na oitava colocação; as estadunidenses Delta, Alaska, United e American também ficam no top 10, nesta sequência.

Veja na tabela abaixo as dez primeiras colocadas globalmente no ranking:

ColocaçãoCompanhias AéreasMais Pontuais em 2017 (OTP)
Japan Airlines 85,27%
All Nippon AIrways 83,81%
Delta Air Lines 82,76%
Indi Go 81,22%
Alaska Airlines 81,06%
SAS 80,90%
United Airlines 79,86%
Latam Airlines Group 79,39%
American Airlines 78,97%
10º Southwest / British Airways 78,55%